quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A presença do negro africano na cultura brasileira, desde o século XVI, merece referência especial no interior dos estudos que tratam da questão da co

A presença do negro africano na cultura brasileira, desde o século XVI, merece referência especial no interior dos estudos que tratam da questão da constituição de uma identidade lingüística brasileira. Não raro, temos observado que pesquisadores continuam apontando a escassez e, às vezes, a superficialidade de estudos que destacam a contribuição do africano para a língua do Brasil. Além do mais, mencionam que os estudos se restringem a revelar apenas a influência do negro africano e não o papel do negro na cultura e na língua em uso no Brasil.
Embora saibamos da imensa população africana, advinda para cá das diferentes regiões da África, é preciso esclarecer que os estudos salientam somente duas línguas africanas predominantes entre os negros no Brasil, que são a língua nagô ou ioruba, originária da região ocidental da África e a quimbundo proveniente de outras regiões.No Brasil, a população de negros africanos chegou a ultrapassar a casa de sete milhões de indivíduos à época da abolição, segundo alguns autores..

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