O órgão de padronização sul-africano enviou à ISO e à IEC uma apelação formal contra a adoção do OOXML no processo chamado Fast Track. Com isso, o DIS 29500 — referência do processo que padroniza o OOXML no órgão internacional — fica formalmente abalado, pois não pode ser aprovado como padrão com a apelação em vigor.
A notícia foi dada pela Gesmer Updegrove LLP, uma empresa de advocacia voltada para a tecnologia e sediada nos EUA.
A carta de apelação da África do Sul, assinada pelo CEO do órgão nacional, M. Kuscus, afirma que:
A África do Sul deseja registrar sua profunda preocupação com a crescente tendência de organizações internacionais de utilizarem os processos do JTC 1 para contornar o processo de criação de consenso que forma a base do sucesso e da aceitação internacional dos padrões ISO e IEC. A possibilidade de organizações multinacionais influenciarem muitos órgãos nacionais, com a votação em blocos sobrepujando questões legítimas levantadas por outros países, também é preocupante.
No fechamento, após detalhar em maior profundidade os motivos da apelação, a carta conclui:
Concluindo, a África do Sul questiona a validade de um voto final que entendemos ter-se baseado em informações inadequadas resultantes de um processo de votação conduzido sem cuidado. Além disso, questionamos a validade de um processo que, em toda a sua extensão, exigiu de todas as partes envolvidas a análise de informações demais em muito pouco tempo, envolveu um processo devotação que não ofereceu tempo suficiente para a realização do propósito desse procedimento e para o qual uma limitação de tempo arbitrária foi imposta para a discussão e resolução de um número significativo de respostas substanciais, apesar das diretivas não requererem qualquer limitação dessa espécia quanto à duração.
Nossa opinião é de que o processo seguido durante todos os estágios do fast track prejudicou a reputação tanto da ISO quanto da IEC e levou os processos determinados nas diretivas ao questionamento, e que essa publicidade negativa, por sua vez, também prejudicou a reputação de todos os órgãos membros da ISO e da IEC.
O blog da Gesmer Updegrove lembra que esse trecho da carta é até irônico, pois vem pouco após a Microsoft anunciar que suportará o ODF — mas não o DIS 29500 — em seu pacote Office 2007. Como resultado, afirma o blog, "a base de negócio para incluir o OOXML no processo de fast track desde o princípio — beneficiar a enorme base instalada de usuários do Office — será efetivada, no mínimo, em 2010."
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário