quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Um dos maiores poeta negro Aimé Césaire O poeta franco-caribenho
Um dos fundadores de um importante movimento literário que celebra a consciência negra, morreu na Martinica, sua terra natal, informou o Ministério da Cultura francês nesta quinta-feira (17). Césaire, 94 anos, era prefeito de Fort-de-France, principal cidade da ilha. Ele deu entrada no hospital na semana passada, com problemas no coração e outros.
Seus escritos fornecem uma visão aprofundada sobre a maneira como a França impôs sua cultura aos cidadãos de origens diferentes no começo do século 20. O tema ainda ressoa na política francesa atual, já que o país continua tendo problemas para integrar muitos de seus habitantes de origem africana.
O escritor caribenho ficou famoso com o livro de poemas “Cahier d’um Retour au Pais Natal” (”Caderno de Retorno à Terra Natal”, em tradução livre), escrito no fim dos anos 1930, no qual dizia: “minha negritude não é uma torre ou uma catedral, ela mergulha na carne vermelha do solo”. Seus poemas expressam a degradação do povo negro no Caribe e descrevem a redescoberta de uma identidade africana
http://www.madinin-art.net/images/cesaire_haut.jpg

Nenhum comentário: